Um abraço pro Falcão – Residência Leste [29.9.2016]

Antares aconteceu e a estrela explodiu. Tudo ao redor foi consumido e eu quase fui também. O processo foi maravilhoso: a intensidade da pesquisa, o avanço nas experimentações com a linguagem, o trabalho completamente inédito para mim de abrir a criação e dialogar com o público. Antares deu muito certo.

Temos uma material para avançar nos trabalhos do “larp fisíco” e levamos a pesquisa para construção do larp até lugares por onde nunca viajamos. Kantor, Ohno, Moebius. A articulação das referências apareceu ora com sutileza e ora escancarada. A vontade de aplicar as ideias de Kantor, e não só sua poética, aconteceu. O corpo alterado e desnaturalizado surgiu na junção da vontade dos jogadores com os figurinos, dialogando com Ohno – e grande parte dessas ideias veio das conversas na residência! As referências das space operas surgiram também no enredo, nos figurinos.

O larp acontecendo foi instigante. Ver a entrega dos jogadores, a função das cadeiras criando o fim, as tentativas de diálogo sem fala. Existem apontamentos para o futuro, seja de Antares ou dos próximos trabalhos. Melhorar a preparação dos participantes encarnando os personagens talvez seja o item fundamental. Um aquecimento potente acabou perdendo muito de sua força por falta de entrosamento com os figurinos e uma recomposição dos corpos.

Por outro lado, a narrativa surgiu. Em 30 minutos – tempo considerado ideal pelos jogadores – a família viveu o fim, se despediu, se libertou. O larp é a arte do encontro e houve encontro. Quando todos começaram a tirar as roupas-que-limitavam e esvaziaram a boneca-que-era-o-bebê deixando seu peso escorrer pelo chão, eu vi que havia acontecido.

Antares, o processo, a residência, foi ótimo, companheiro.

O que vem a seguir? Uma viagem para o sol e uma vontade de multiplicar os peixes. =)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s